Regulamento

Regulamento para Submissão de Resumos Científicos e Técnicos – 2024

Para baixar o regulamento em formato pdf clique aqui

A Comissão Científica convida todos os interessados nos temas de acessibilidade, urbanismo, direitos, educação, gestão e políticas públicas, infraestrutura e energia, logística, mobilidade, saúde, trânsito, transporte e tecnologia a submeterem propostas de resumos para participação nos Grupos Temáticos (GTs) do 8º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito, 8ª Mostra Acadêmica de Engenharia de Transportes e 8º Seminário de Saúde Pública e Trânsito. Esses eventos ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2024, em Goiânia/GO.

1 Inscrição

1.1 Podem participar do processo de submissão de resumos os trabalhos de autoria acadêmica e profissional da área, cuja temática seja convergente com questões referentes à acessibilidade, cidade, direito, educação, gestão e políticas públicas, infraestrutura e energia, logística, mobilidade, saúde, trânsito, transporte e tecnologia, podendo ser caracterizados como investigativos, descritivos, de revisões e elaborados em conformidade com as orientações do presente regulamento.

1.2 Para submeter o resumo, o autor e coautores, se houver, deverão ser inscritos no Fórum e preencher a ficha de Expositor, por meio do site: https://maet2024.plateia.ufg.br, inscrevendo-se na modalidade “Inscrição com apresentação de trabalho oral”, disponível a partir do dia 12 de agosto do corrente ano.

1.3 Cada autor poderá inscrever até, no máximo, 2 (dois) resumos, individuais ou em equipe.

1.4 Os trabalhos em equipe deverão ser compostos por até 3 (três) pessoas, podendo ser: autor, coautores e/ou orientador.

1.5 O proponente deve, no ato do envio do resumo, escolher a Categoria e o Grupo Temático (GT), conforme o item 3.

1.6 Os resumos selecionados serão publicados no Caderno de Resumo de Mobilidade Urbana e Trânsito – MUT/2024 (ISSN 2594-6226), que será disponibilizado em data a ser divulgada.

1.7 Os resumos apresentados nos GTs devem, preferencialmente, enfatizar soluções práticas implantadas, descrevendo os resultados obtidos, visando favorecer o intercâmbio.

1.8 O formato do resumo deve obedecer ao item 4.

1.9 A submissão do resumo deverá ser feita por meio do preenchimento de formulário, disponível no site até o dia 7 de outubro de 2024.

1.10 No dia do evento, durante a apresentação dos trabalhos, o coordenador/proponente de cada GT terá a oportunidade de selecionar os melhores trabalhos para compor o dossiê destinado à publicação integral do trabalho.

2 Apresentação dos Trabalhos

2.1 Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica com os seguintes critérios:

  1. Apresentação do resumo no formato e com as informações exigidas, conforme o item 4;
  2. Relevância do conteúdo;
  3. Aderência ao tema proposto do GT, que esteja em conformidade com o tema específico proposto pelo Grupo de Trabalho (GT).

2.2 Os resumos poderão ser selecionados para apresentação no dia do evento nas seguintes modalidades:

  1. Apresentação de Banner: Os resumos selecionados para apresentação de banner serão exibidos em áreas designadas, onde os autores podem discutir seus resultados com os participantes.
  2. Comunicação Oral: Os resumos selecionados para comunicação oral serão apresentados pelos autores em sessões específicas durante o evento.
  3. Publicação no Dossiê: Os melhores resumos apresentados na comunicação oral serão escolhidos para publicação completa em um dossiê especial, destacando as contribuições mais significativas do evento.

2.3 Os resumos selecionados para a modalidade “Comunicação Oral” terão a oportunidade de compor os Grupos Temáticos, que serão divididos por categorias e deverão observar as seguintes orientações:

  1. As sessões de apresentação dos resumos ocorrerão de acordo com a programação do evento;
  2. As apresentações dos resumos selecionados ocorrerão em sessões de até 10 (dez) minutos para cada trabalho, podendo o “autor-apresentador” fazer uso de projetor de vídeo;
  3. No momento da inscrição, o “autor-apresentador” deverá definir a CATEGORIA.

2.4 As melhores comunicações poderão ser selecionadas e incluídas no dossiê para a publicação do trabalho completo.

3 Categorias

3.1 O item 6 contém as descrições das categorias e seus proponentes correspondentes.

3.2 Na tabela a seguir, estão indicadas as seguintes categorias: acessibilidade, cidade, direito, educação, gestão e políticas públicas, infraestrutura e energia, logística, mobilidade, saúde, trânsito, transporte e tecnologia.

Categoria Grupo Temático Título
Mobilidade Urbana GT-1 MOBILIDADE URBANA NO CONTEXTO DA AGENDA 2030 DOS ODS
Cidade GT-2 A CIDADE EM DISPUTA: CONCEPÇÕES, CONDIÇÕES E CONTRADIÇÕES EM QUESTÃO
Direito GT-3 DIREITO E TRÂNSITO
Educação GT-4 CIDADE EDUCADORA, CIDADE PARA PESSOAS
Gestão e Políticas Públicas GT-5 GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRANSPORTES: EM BUSCA DE UMA VISÃO ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL
Infraestrutura e Energia GT-6 INFRAESTRUTURA COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Logística GT-7 O PROGRESSO DA LOGÍSTICA E DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PARA RESPONDER ÀS DEMANDAS DOS CONSUMIDORES E O CRESCIMENTO DA ECONOMIA CIRCULAR
Mobilidade GT-8 MOBILIDADE URBANA, MOBILIDADE ATIVA
Mobilidade GT-9 DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA
Saúde GT-10 CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO, ATENÇÃO INTEGRAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MOBILIDADE E TRÂNSITO SEGUROS
Tecnologia GT-11 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA MOBILIDADE E TRÂNSITO
Trânsito GT-12 COMPARTILHANDO AÇÕES PARA MELHORIA NO TRÂNSITO E NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS
Desenvolvimento GT-13 DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: MOBILIDADE URBANA E QUALIDADE DE VIDA

3.3 Banner

  1. Os resumos que não forem selecionados para a Comunicação Oral serão apresentados como Banner, conforme programação disponível no site https://maet2024.plateia.ufg.br;
  2. Pelo menos um autor deverá estar presente durante a exposição dos painéis, a fim de apresentar e discutir o trabalho, conforme o dia e horário estabelecidos na programação;
  3. Os autores serão responsáveis pela colocação e retirada de seus banners;
  4. Em anexo, segue o modelo do banner para reprodução.

4 Critérios para Submissão de Resumo

O resumo deve conter, no mínimo, 1500 caracteres com espaço e, no máximo, 3000 caracteres com espaço, obedecendo estritamente às regras de formatação abaixo:

  1. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas;
  2. Título: Negrito, letras em maiúscula;
  3. Autores: Nome completo e endereço de e-mail;
  4. Afiliação: Permitido apenas uma Instituição por autor;
  5. Texto do resumo: Apresentação concisa do conteúdo do trabalho, descrevendo objetivos, metodologia e resultados obtidos ou conclusão;
  6. Palavras-chave: De três a cinco palavras, separadas por ponto (.).

5 Certificado

5.1 Serão certificados somente aqueles autores e coautores que estiverem inscritos no evento e presentes no momento da apresentação (Comunicação Oral ou Apresentação de Banner);

5.2 O certificado será entregue em formato eletrônico até 30 dias após o evento.

6. Calendário

Para a submissão e divulgação de resultados, será respeitado o seguinte calendário:

Calendário/2024
Até 7 de outubro Encerramento do prazo para recebimento de Resumos.
Até 15 de outubro Encerramento da análise dos Resumos das Comunicações Técnicas.
Até 16 de outubro Divulgação dos Resumos selecionados.
Até 17 de novembro Encerramento das inscrições de participação no site.
18 e 19 de novembro Realização dos eventos
Lançamento do Caderno de Resumos de Mobilidade Urbana e Trânsito – MUT/2024 (Edição Digital)

7 Grupos Temáticos

Os Grupos Temáticos
Mobilidade Urbana

GT-1
MOBILIDADE URBANA NO CONTEXTO DA AGENDA 2030 DOS ODS

Proponentes:
Dr. Juciano Martins Rodrigues (IPPUR/UFRJ)
Dr. Geraldo Alves de Souza (UFAM)

A lei 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU, preconiza que as cidades devem priorizar a mobilidade ativa (caminhada e ciclismo) e o transporte público coletivo. Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabeleceram os 17 Objetivos e a Agenda 2030 para os países signatários, incluindo o Brasil. Dentre estes estão: acabar com a pobreza e com a fome; promover o bem-estar de todos e a igualdade de gênero, com o empoderamento das mulheres e meninas; tornar as cidades inclusivas e seguras, proporcionando o acesso a sistemas de transporte seguros, sustentáveis e a preço acessível para todos; e zelar pelas condições da nossa casa comum. Nota-se, pois, que a mobilidade urbana contribui, positiva ou negativamente, para o alcance (ou não) de quase todos os ODS. Este GT convida profissionais de diferentes áreas do conhecimento que tratam de aspectos relacionados a submeter resumos e debater ideias que contribuam para o avanço da compreensão sobre os desafios impostos às cidades pela Agenda 2030. Interessa-nos também lançar luz sobre a mobilidade de gênero, a mobilidade de cuidado e a mobilidade de pessoas com deficiência, para incentivar o debate em torno de desafios adicionais para o acesso às oportunidades urbanas de mulheres, PCDs e outros grupos sociais.

Cidade

GT-2
A CIDADE EM DISPUTA: CONCEPÇÕES, CONDIÇÕES E CONTRADIÇÕES EM QUESTÃO

Proponentes:
Dr. Glauco Roberto Gonçalves (CEPAE/UFG)
Dr. Gabriel Ramos (UAECSA-UFG/Campus Goiás)
Odalia Bispo

Este Grupo de Trabalho tem como finalidade a apreciação e debate de ideias destinadas aos modelos e processos de urbanização em curso no Brasil, levando em consideração seus aspectos históricos constitutivos, bem como suas condições e contradições ambientais, econômicas e sociais inerentes. A temática do direito à cidade, bem como a disputa pela própria concepção de cidade na sociedade brasileira, é tema relevante para os trabalhos a serem apresentados. Que cidade queremos? Quais cidades temos? Diante disso, esse GT se baseia na perspectiva dos trabalhos que abordam desde os conhecimentos e conteúdos próprios da história das cidades brasileiras (características, fatores fundantes, memórias, recordes de determinada época), passando pelos problemas ambientais contemporâneos presentes nas cidades brasileiras (problematizações, possíveis soluções), até os aspectos socioculturais e político-econômicos presentes nas diferentes escalas das cidades brasileiras, que vão do plano do lugar e da vida cotidiana a esferas de macro realização de políticas públicas e estratégias de reprodução econômica que envolvem a cidade em sua totalidade. Serão bem-vindos trabalhos que abordem: (i) Direito à cidade – aspectos da vida cotidiana e da apropriação do espaço urbano; usos e abusos nas cidades brasileiras; segregação sócio-espacial; eventos culturais, artísticos, políticos e religiosos em espaços urbanos; contradições e estratégias econômicas de (re)produção do espaço urbano como mercadoria. (ii) Meio ambiente – Sustentabilidade ambiental; Uso de energia; Alternativas energéticas e impactos ambientais; Poluição do ar; Qualidade ambiental; Redução e restrição da circulação para melhoria da Qualidade Ambiental; (iii) Planejamento e Gestão Urbana – Legislação urbanística; Uso e ocupação do solo; Zoneamento; Plano Diretor; Revitalização urbana; Renovação urbana; Relatório de impacto de vizinhança; Operações Urbanas; Polo gerador de tráfego; Desenvolvimento urbano; Desenho urbano; Sistema viário; Cidades inteligentes; (iv) História e memória – preservação e divulgação do patrimônio e da memória do transporte público, do desenvolvimento urbano; Mobilidade como conteúdo e expressão de cultura. Testemunhos e depoimentos.

Direito

GT-3
UNIFORMIDADE NA APLICAÇÃO DAS LEIS DE TRÂNSITO E O COMPROMISSO COM A SEGURANÇA JURÍDICA E VIÁRIA

Proponentes:
Nayara Barros Coimbra (Cetran/GO)
Regina Maria Duarte (Cetran/MS)
Frederico Pierotti Arantes (Cetran/SP)

Para os órgãos de trânsito em todas as esferas administrativas, é essencial haver uma aplicação uniforme da legislação para garantir segurança jurídica. A legislação de trânsito é extensa e sofre alterações constantes para acompanhar a evolução social e tecnológica, o que representa um desafio tanto para a fiscalização quanto para os motoristas. O objetivo deste grupo de trabalho é: (i) acolher pesquisas científicas na área do direito do trânsito desenvolvidas; (ii) compartilhar decisões colegiadas dos órgãos e entidades de trânsito; (iii) abrir espaço para profissionais liberais e especialistas reconhecidos; (iv) aceitar trabalhos que discutam procedimentos e orientações para autoridades de trânsito, seus agentes, examinadores e instrutores em suas ações no trânsito. Nosso foco é tornar a aplicação da legislação de trânsito um tema de fácil compreensão. Queremos criar um ambiente dedicado à divulgação de conhecimento e boas práticas na área de segurança viária.

Educação

GT-4
EDUCAÇÃO E MOBILIDADE: PROMOVENDO VALORES E SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Proponentes:
Dr. Alex Mota dos Santos (UFSB)
Ma. Camila de Souza Dantas Mota (ONSV/ Cetran/GO)
Horácio Ferreira (SMM)

A proposta deste Grupo de Trabalho (GT) de Educação é fomentar o pensamento crítico sobre a relação entre o indivíduo e o deslocamento na cidade. O GT pretende acolher e incentivar a publicação e apresentação (oral e em formato de banner) de trabalhos que se concentrem em propostas pedagógicas voltadas para a promoção de valores, posturas e atitudes seguras no trânsito, fundamentadas no princípio da prevalência dos direitos humanos. Nesse contexto, tornam-se centrais os temas que atendam aos seguintes critérios: (i) Integração do tema trânsito no ensino de conteúdos das diversas áreas do conhecimento escolar; (ii) Propostas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para conceitos, procedimentos, valores e atitudes, como meio de combater a violência no trânsito brasileiro; (iii) Ações, programas e propostas pedagógicas que incluam atividades focadas na análise e reflexão sobre trânsito e mobilidade, como forma de preservar a vida.

Gestão e Políticas Públicas

GT-5
GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRANSPORTES: EM BUSCA DE UMA VISÃO ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL

Proponentes:
Dr. Willer Luciano Carvalho (FCT-UFG)
Antenor Pinheiro (ANTP)
Benjamin Kennedy Machado da Costa (CMTC)

O transporte é um fator crucial no desenvolvimento e modernização da economia de um país. Por isso, políticas públicas de transportes devem considerar a importância de um plano que contemple a multimodalidade, uma rede integrada, e as características do território, a partir de uma visão econômica, social e ambiental. Neste Grupo de Trabalho, busca-se discutir políticas públicas voltadas para transportes em seus diversos níveis institucionais e espaciais, visando o debate sobre contratos de concessões, políticas de redução de preços de combustível e IPI, Política Nacional de Mobilidade Urbana, políticas de gênero relacionadas a transportes, Transporte Escolar, sustentabilidade e outros temas relacionados, incluindo as decisões tomadas por gestores públicos no âmbito dos seus mandatos.

Infraestrutura e Energia

GT-6
INFRAESTRUTURA COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

Proponentes:
Dr. Liosber Medina (FCT-UFG)
Dr. Walter Manoel Mendes Filho (FCT-UFG)

A Infraestrutura de Transportes desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de qualquer região ou país. De maneira geral, a infraestrutura para transportes engloba uma rede complexa de ruas, estradas, ferrovias, hidrovias, dutovias, portos, aeroportos e sistemas de transporte público que permitam a movimentação de pessoas e mercadorias. Os processos de planejamento, projeção, construção e manutenção destes elementos estão em constantes melhorias que devem ser discutidas e socializadas, não só com a comunidade acadêmica, mas também para a sociedade em geral. Assim, o Grupo de Trabalho sobre “Infraestrutura de Transportes” focará nas discussões sobre os aspectos inerentes a esses processos. Os principais tópicos a serem tratados no GT incluem: infraestrutura rodoviária; infraestrutura metroferroviária; infraestrutura ferroviária; infraestrutura urbana; projeto de pavimentos; materiais de pavimentação; manutenção de pavimentos rodoviários, ferroviários e aeroportuários; portos; hidrovias e dutovias.

Logística

GT-7
O PROGRESSO DA LOGÍSTICA E DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PARA RESPONDER ÀS DEMANDAS DOS CONSUMIDORES E O CRESCIMENTO DA ECONOMIA CIRCULAR

Proponentes:
Dr. Marcelo Barbosa César (FCT-UFG)
Dr. José Francisco Mendanha (UFNT)
Dr. Ricardo Niehues Buss (UFSC)
Ma. Raissa Mariano César (Ânima)

A logística está presente em todos os momentos da vida das pessoas e dos negócios, uma vez que desenvolve fluxos contínuos de suprimentos para atender à produção e novos serviços para responder às demandas crescentes dos consumidores. Já na análise integrada da logística e da cadeia de suprimentos, situa-se a necessidade de oferecer vantagens competitivas e comparativas para os negócios, por meio de estratégias de gestão do estoque, do transporte, dos sistemas integrados, da rede de instalações, da manutenção da parceria com os fornecedores, da promoção de mercados regionais e globais, e do desenvolvimento da economia circular. Diante deste contexto, busca-se neste GT a apresentação de ações pertencentes ao ambiente da logística e da cadeia de suprimentos, e que tragam contribuições teóricas ou práticas para o desenvolvimento dos negócios, a criação de soluções para atender às demandas dos clientes, a geração de valor e o crescimento da economia circular.

Mobilidade

GT-8
MOBILIDADE URBANA, MOBILIDADE ATIVA

Proponentes:
Dra. Angélica de Amorim Romacheli (CCET/UEG)
Me. Fernando Camargo Chapadeiro (CCET/UEG)
Dr. Vinícius Polzin Druciaki (UEG/ Cora-Coralina)
Suzana Leite Nogueira (Lenog Arquitetura)

 

A mobilidade urbana é um fenômeno que impacta fortemente a vivência cotidiana nas cidades. Compreender o tema demanda uma visão holística, capaz de articular o espaço construído e o ritmo de vida das pessoas. Nesse sentido, o Grupo de Trabalho sobre “Mobilidade Urbana, Mobilidade Ativa” do Fórum Estadual de Mobilidade Urbana, tem como intuito reunir discussões oriundas de pesquisas científicas, relatos de experiências, atuação de movimentos sociais e demais atores, a fim de construir um panorama da mobilidade urbana e ativa na cidade contemporânea. O universo dessa discussão vai desde discussões acerca do desenvolvimento urbano; legislação urbanística (plano diretor; leis de uso e ocupação do solo; estudo de impacto de vizinhança; operações urbanas); ao projeto e desenho da cidade e o desenho do espaço viário; ou conceitos com as cidades inteligentes e a cidade compacta. Abrange também discussões sobre a caminhabilidade; formas de compartilhamento de viagens; integração de modais; infraestrutura para a circulação de pedestres e ciclistas, além das relevantes ações de organizações da sociedade civil.

GT-9
DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA

Proponentes:
Dra. Erika Cristine Kneib (FAV/UFG)
Evelyn Soares (PUC GO/UNB)
Flávia Cirqueira (IESA/UFG)

A mobilidade é essencial para garantir a participação das pessoas nas atividades urbanas. Porém, tem se tornado um dos grandes desafios para os planejadores, gestores públicos e para a própria sociedade. Antes entendida como sinônimo de transportes, atualmente a abordagem para a melhoria da mobilidade tem focado na necessidade de políticas urbanas coordenadas e articuladas, em uma visão sistêmica, uma vez que a mobilidade impacta e é impactada por questões sociais, ambientais, econômicas, de saúde, dentre outras. Nesse sentido, este GT procura enfatizar, revelar e debater experiências teóricas e práticas com o objetivo de melhorar a mobilidade das pessoas, seja no âmbito urbano, seja no metropolitano. Interessa debater desde aspectos macro, como integração entre políticas urbanas e a mobilidade, integração transportes e uso do solo, a estrutura espacial das cidades e regiões, redes de centralidades e policentralidades, sistemas estruturantes de transporte, transporte público coletivo, dentre outros; até aspectos na escala meso e micro, a exemplo da infraestrutura destinada aos modos ativos – a pé e bicicleta, caminhabilidade, desenho urbano, moderação de tráfego, urbanismo tático, segurança viária, aspectos da estrutura urbana que favorecem os modos ativos e coletivos, desencorajamento do uso do automóvel e outros. São bem-vindas experiências acadêmicas teóricas, teórico-práticas ou aplicadas, assim como experiências de técnicos e gestores públicos que possam ilustrar e compartilhar exemplos desenvolvidos para vencer os desafios, em busca de uma mobilidade mais humana, inclusiva, saudável, segura, sustentável e de qualidade.

Saúde

GT-10
CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO, ATENÇÃO INTEGRAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MOBILIDADE E TRÂNSITO SEGUROS

Proponentes:
Dr. Otaliba Libânio de Morais Neto (IPTSP/UFG)
Cheila Marina de Lima (MS e SMS Goiânia)
Manoela Costa Souza Vieira (VIVA/GVEDNTPS/SUVISA/SES GO)
Maria de Fátima Rodrigues (VIVA/GVEDNTPS/SUVISA/SES GO)
Glenda Batista de Almeida Andrade (VIVA/GVEDNTPS/SUVISA/SES GO)

O objetivo do grupo é reunir docentes, estudantes, profissionais da saúde e usuários do trânsito e dos serviços de saúde para discutir as interfaces entre saúde, mobilidade humana e segurança no trânsito. Os trabalhos apresentados deverão abordar as seguintes áreas temáticas, relacionadas à saúde: promoção, prevenção, vigilância e atenção integral à saúde, voltada para os usuários do trânsito em geral e os que apresentaram lesões causadas pelos sinistros de trânsito. No eixo da promoção da saúde serão elegíveis os trabalhos que abarcam os seguintes conteúdos: (i) mobilidade humana insegura e saúde; (ii) determinantes dos sinistros de trânsito, das lesões e mortes causadas por esse agravo; (iii) experiências de enfrentamento dos sinistros de trânsito. Esse item contempla as intervenções de advocacy e de promoção da saúde. No eixo da Vigilância em Saúde, os trabalhos devem explorar a análise da situação de saúde a partir das informações das áreas da saúde, do trânsito e da mobilidade humana, tais como: (i) dados de ocorrências dos sinistros de trânsito; (ii) internações hospitalares e óbitos decorrentes dos sinistros de trânsito; (iii) utilização e avaliação de serviços de saúde de atenção às vítimas do trânsito. Os trabalhos do eixo da atenção integral à saúde devem abarcar as seguintes temáticas: (i) a prevenção dos sinistros de trânsito; (ii) a atenção pré-hospitalar móvel no local do sinistro e nas unidades de atenção pré-hospitalares; (iii) a atenção hospitalar em unidades de atenção de urgência e hospitalar; e (iv) a atenção pós-hospitalar, que abarca a reabilitação física, acompanhamento clínico e psicológico das vítimas e familiares que sofreram danos à saúde de natureza física e/ou psicológica, em decorrência de sinistros no trânsito.

Tecnologia

GT-11
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA MOBILIDADE E TRÂNSITO

Proponentes:
Dr. Hugo Alexandre Dantas do Nascimento (INF-UFG)
Dr. Ronny Marcelo Aliaga Medrano (FCT-UFG)
Dr. Marcos Paulino Roriz Junior (FCT-UFG)
Dr. Bryon Richard Hall (IME-UFG)

Nos últimos anos, presenciamos o surgimento e a utilização de aplicativos de navegação para celular baseados no conceito de crowdsourcing, como é o caso do Waze, a identificação veicular por meio de RFID e a instalação e o emprego massivo de câmeras de vídeo nas cidades para monitorar a situação do trânsito. Mais recentemente, os primeiros carros autônomos começaram a ser utilizados e, apesar das questões técnicas e de legislação que ainda devem ser resolvidas, há grande expectativa quanto à sua popularização. O objetivo deste GT é discutir a inovação tecnológica, voltada para a mobilidade urbana e para o trânsito, considerando as demandas e as tendências atuais e o seu impacto na sociedade. A submissão de trabalhos no escopo do GT deve focar no aspecto do uso da tecnologia para a melhoria da mobilidade e/ou do trânsito. Uma lista, não restrita, de temas para os trabalhos inclui: sistemas de modelagem e simulação do tráfego; inovação tecnológica para a oferta de serviços de transportes, de monitoramento e de melhoria de tráfego; Inovação tecnológica para a operação de serviços de transporte público; carros autônomos; electro mobility; tecnologias de wayfinding ou tecnologias assistentes, incluindo aplicativos, para deslocamento nas cidades; tecnologias e equipamentos para a segurança no trânsito; videomonitoramento e sensores; big data e novas tecnologias de coleta de dados de mobilidade; fiscalização de veículos; tecnologias para controle de sistemas semafórico; controle de tráfego nas faixas exclusivas; tecnologias de apoio ao atendimento em caso de acidente.

Trânsito

GT-12
COMPARTILHANDO AÇÕES PARA MELHORIA NO TRÂNSITO E NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

Proponentes:
Dr. Denis Biolkino de Sousa Pereira (IFG)
Dr. Cristiano Almeida (FCT-UFG)
Dra. Cintia Isabel de Campos Roque Guerrero (FCT-UFG)

A deficiência em relação ao planejamento urbano impõe às pessoas um desafio na compreensão e percepção da relação de causa e efeito nas questões do trânsito, principalmente devido às constantes transformações nos processos de circulação e transportes nas cidades. Sabe-se que se esse planejamento atuar de forma isolada, pode produzir efeitos negativos na estrutura das cidades e, por consequência, na qualidade de vida das pessoas, rompendo o tecido urbano. Para esse GT, destacam-se as ações relativas ao planejamento de circulação, por envolver questões relativas ao trânsito e, nessa perspectiva, propõem-se uma ampla discussão diante do seguinte paradoxo: as cidades foram e serão construídas para as pessoas circularem com segurança, conforto e comodidade? Para essa reflexão, este GT propõe identificar os problemas relacionados a essa temática e discutir os aspectos do trânsito, junto às instituições legais dos órgãos responsáveis, educação, engenharia, operação de tráfego e fiscalização. A abordagem desses aspectos busca explicar o relacionamento e o comportamento das pessoas diante do modelo adotado para as cidades, em relação ao uso e ocupação do solo, meio ambiente, estatística de acidentes de trânsito, sinalização viária, índices de motorização e população, pedestres, estudos de comportamento e circulação de pedestres e usuários, planejamento de trânsito, transporte não motorizado, equipamentos eletrônicos de controle e redutores de velocidade, polos geradores de viagens e gestão dos órgãos de trânsito e dos agentes na comunidade. A partir do conhecimento, pesquisa e investigação desses aspectos relacionados ao tema, procura-se mitigar essa problemática e abrir possibilidades de novos cenários prospectivos com diagnóstico de fragilidades, potencialidades e experiências que possam contribuir para a humanização do trânsito nas cidades e na preservação de vidas.

Desenvolvimento

GT-13
DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: MOBILIDADE URBANA E QUALIDADE DE VIDA

Proponentes:
Dr. Antônio Pasqualetto (PUC/GO)
Dra. Miraci Kuramoto Nukada (PUC/GO)
Dra. Sandra Catharinne Pantaleão Resende (PUC/GO)
Dra. Lucia Maria Moraes (PUC/GO)

A Região Centro-Oeste do Brasil, com sua diversidade cultural, econômica e social, se apresenta como um campo fértil para a discussão sobre desenvolvimento e planejamento territorial. Este grupo temático visa promover um espaço colaborativo para reflexões aprofundadas sobre as dinâmicas que permeiam o território, com especial foco nas estratégias de mobilidade urbana e sua inter-relação com a qualidade de vida e a infraestrutura. Busca-se analisar as dinâmicas regionais, compreendendo como a diversidade cultural, econômica e política da Região Centro-Oeste influencia as práticas de planejamento territorial e o desenvolvimento sustentável; integrar temáticas relacionadas, refletindo sobre a relação entre mobilidade urbana e outros aspectos fundamentais como saúde, infraestrutura, economia e desenvolvimento territorial; e propor soluções inovadoras. Este grupo de discussão representa uma oportunidade de colaborar na análise e desenvolvimento de soluções que pontuem as necessidades não só da Região Centro-Oeste, mas também de outras regiões do país, promovendo a troca de saberes e a construção coletiva de políticas públicas que considerem a mobilidade urbana como central para a melhoria da qualidade de vida. Convidamos todos a participar dessa iniciativa que busca não apenas entender os desafios, mas também construir um futuro mais sustentável e integrado para a região.